A hora dos condomínios no combate ao Aedes aegypti

No verão, síndicos e moradores devem reforçar ações contra o mosquito!

O verão traz uma preocupação a mais para os condomínios: sendo a época mais chuvosa do ano, síndicos e administradores precisam se dedicar a não permitir que áreas do conjunto com água parada se transformem em criadouros do mosquito “aedes aegypti”, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Agora, também se estuda a relação entre o mosquito e a microcefalia detectada em bebês.

Para evitar que o Condominio contribua para a proliferação do mosquito, se faz necessário promover vistorias diárias nas áreas comuns do Condominio, bem como, diariamente, o zelador e o auxiliar de limpeza, examinarem locais dos conjuntos para detectar áreas que possam estar com acúmulo de água. Entre as ações, manter o reservatório de água da chuva com cloro e reforçar a atenção aos brinquedos do playground, pois algumas partes do escorregador por exemplo, podem se transformar em “pocinhas”. Outra área que precisa de atenção é a do entorno da piscina.

Paralelamente, podem ser realizadas ações de conscientização com funcionários e envio de circulares pra os moradores informando a respeito da necessidade de haver prevenção. É necessário alertar principalmente a respeito das sacadas e das plantas. Ao mesmo tempo, enviar e-mail aos proprietários das unidades vazias para que redobrem a atenção com a limpeza da sacada. Cuidados com o lixo acumulado, plantas dos jardins, caixa d’água, lajes, grelhas para escoamento adequado da água e as áreas comuns em geral.

O Controle Deve ser Realizado o Ano Inteiro.

Dicas Adicionais:

Piscina

Faça o tratamento adequado das piscinas, aplicando frequentemente os produtos sanitários recomendados. As espreguiçadeiras devem ser vistoriadas para não acumular água;

Banheiros

Observe a manutenção de banheiros; mantenha os vasos sanitários tampados e os locais limpos;

Elevadores

Verifique eventual acúmulo de água nos fossos elevadores;

Ralos

Instale telas nos ralos externos e internos;

Lixo

Coloque em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. E nunca jogue lixo em terrenos baldios;

Plantas e Jardins

Encha de areia até a borda os pratinhos que servem de suporte dos vasos de plantas;

Caixa de Água

Mantenha bem fechada para evitar a proliferação do mosquito;

Lajes e Calhas

Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje;

Playground

Vistorie os brinquedos que têm cavidades capazes de permitir o acúmulo de água.

 

Fonte: O Estado de São Paulo.

28/01/2016.

 


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home1/mestr802/public_html/mestreadm.com.br/site/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405